Palpite - Botafogo - x - Corinthians - Brasileirão - Prognóstico - 27/12/2020

Palpite: Corinthians Vence na Betway:

Brasileirão 2020 

O ano está acabando, mas o Campeonato Brasileiro ainda está longe do fim. Com 12 rodadas a serem disputadas, temos 3 times na disputa pelo título. O São Paulo, que segue na liderança e busca quebrar o jejum de conquistas que já dura 8 anos. O Flamengo, que depois de ser eliminado da Libertadores direcionou toda sua força para o campeonato nacional. E o Atlético Mineiro, que não demonstra consistência o bastante para ser campeão, mas que ainda tem uma pontuação que faz o torcedor acreditar. Na parte de baixo da tabela o drama começa a aumentar, e o fantasma do rebaixamento começa a pesar mais nos times que não conseguem sair do Z4. Botafogo, Goiás e Coritiba estão em uma situação complicada, com altíssimas chances de cair mais uma vez para a Série B. A última vaga do Z4 parece ser bem mais “disputada”, temos 6 times com uma diferença de 3 pontos, desde o Vasco, 17ª colocado nesse momento, até o Athetico Paranaense, na 12ª posição.  

Um dos duelos mais importantes da 26ª rodada é a partida entre Botafogo e Corinthians. O jogo está marcado para 16h do domingo, 20/12, no Engenhão, Rio de Janeiro. 

Botafogo 

O Botafogo de Futebol e Regatas é um dos times mais tradicionais do Brasil. Fundado em 1904, já foi o celeiro de alguns dos maiores craques do futebol brasileiro, como Garrincha e Nilton Santos, e até representou a seleção brasileira de futebol em uma oportunidade. Pode parecer estranho falar de um passado tão distante, mas as vezes isso parece necessário para entendermos que o Botafogo está perdendo a sua grandeza. Estamos em mais um ano no qual o Botafogo não chega perto de disputar qualquer título, e parece caminhar para o seu terceiro rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro. Más gestões e falta de dinheiro fizeram a estrela solitária brigar pela sua vida a cada ano das últimas década, e a lembrança de um time que já encantou milhões fica cada vez mais distante.  

Nesse ano o Botafogo apostou mais uma vez em estrangeiros famosos, mas em final de carreira, para ajudar o time. Honda, meio campista japonês que já disputou 3 copas do mundo, e Kalou, ex-atacante do Chelsea, chegaram para animar a torcida e tentar dar experiência e qualidade a um elenco muito frágil. O problema é que não é sempre que um estrangeiro no fim de carreira ainda vai ter lenha pra queimar, como foi o caso de Seedorf, e a contratação dos gringos trouxe mais publicidade do que resultados em campo. A fase no Campeonato Brasileiro é muito ruim, mesmo com uma vitória na última rodada o Botafogo ainda está muito longe de sair do Z4, até porque foi a primeira vez que o time somou 3 pontos desde 11 de outubro.  Nos últimos 10 jogos são 7 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitórias.  

31/10 – Botafogo 2 x 2 Ceará 

03/11 – Cuiabá 0 x 0 Botafogo (Copa do Brasil) 

08/11 – Bahia 1 x 0 Botafogo 

16/11 – Botafogo 1 x 2 Red Bull Bragantino 

22/11 – Botafogo 1 x 2 Fortaleza 

25/11 – Atlético Mineiro 2 x 1 Botafogo 

05/12 – Botafogo 0 x 1 Flamengo 

09/12 – São Paulo 4 x 0 Botafogo 

12/12 – Internacional 2 x 1 Botafogo 

19/12 – Coritiba 1 x 2 Botafogo 

O Botafogo não vence em casa desde 7 de outubro, já são quase 3 meses sem uma vitória no Engenhão. O Corinthians chega empolgado para a partida de domingo depois de uma boa sequência de jogos. Se a estrela solitária não quiser manchar mais ainda a sua centenária história vai ter que arrumar forças para vencer o timão e sonhar com um ano de 2021 na séria A do Campeonato Brasileiro.  

Corinthians  

O Corinthians está em um ano de muita irregularidade e uma confusão sobre o estilo de jogo que quer jogar. A contratação de Thiago Nunes, ex-Athletico Paranaense, seria uma quebra do estilo de jogo defensivo e retroativo, que foi um marco da equipe paulista em uma década recheada de títulos. Porém o treinador não conseguiu melhorar a ofensividade do time, e ainda fez com que a defesa corintiana fosse uma das piores do Brasil durante a sua permanência no clube, o que resultou na sua demissão após a derrota diante do Palmeiras, na nona rodada do campeonato brasileiro. 

Após um breve período com o interino Coelho no comando o timão contratou Vagner Mancini para ajudar na reconstrução do time. Após 12 jogos com o nome comandante o Corinthians mostra muitas evoluções, as chegadas dos meias Cazares e Otero e do lateral Fabio Santos ajudaram o time a ter mais experiência e equilíbrio, e os bons resultados estão chegando e animando à torcida. A grande vitória contra o rival e líder São Paulo deu muita confiança a um elenco que já vinha aumentando o seu nível técnico e tático. A defesa corintiana voltou a velha forma e sofreu apenas 1 gol nos últimos 5 jogos. No ataque boas atuações de Cazares, Otero e o fim do jejum de gols do atacante Jô demonstram que o time pode ter encontrado o equilíbrio que havia perdido. Nos últimos 10 jogos do campeonato nacional foram 5 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota, um ótimo desempenho.  

21/10 – Vasco 1 x 2 Corinthians  

31/10 – Corinthians 1 x 0 Internacional 

04/11 – América MG 1 x 1 Corinthians  

07/11 – Atlético GO 1 x 1 Corinthians  

14/11 – Corinthians 1 x 2 Atlético MG 

22/11 – Corinthians 0 x 0 Grêmio 

25/11 – Coritiba 0 x 1 Corinthians  

02/12 – Fortaleza 0 x 0 Corinthians  

13/12 – Corinthians 1 x 0 São Paulo 

21/12 – Corinthians 2 x 1 Goiás 

O Corinthians chega no fim do ano na sua melhor forma de 2020. A boa notícia é que o fim do ano não é o fim da temporada, e o timão ainda tem 12 rodadas para buscar uma vaga na Libertadores 2021. A missão é difícil, mas se o time de Vagner Mancini quer ter alguma aspiração no campeonato precisa vencer um dos grandes candidatos ao rebaixamento, mesmo que fora de casa. Por isso o duelo contra o Botafogo deve ditar muito do que vai ser o último terço do campeonato para o time paulista.  

Prognóstico 

Os alvinegros chegam para o duelo desse domingo em momentos bem distintos. O timão vem de uma série invicta de 5 jogos no brasileirão, incluindo uma grande vitória contra o líder São Paulo. Já a clube da estrela solitária vem de uma sequência com apenas 1 vitória nos últimos 10 jogos. A defesa corintiana voltou a boa fase e não vem sendo vazada, o ataque botafoguense é o terceiro pior do campeonato. Tudo isso nos leva a acreditar em uma vitória paulista fora de casa na 26ª rodada, então apostar no Corinthians pagando 2.75 no site Betway é o prognóstico da rodada.  

Palpite: Corinthians Vence na Betway: