Palpite - Corinthians - x - Grêmio - Brasileirão - Prognóstico - 22/11/2020

Palpite: Empate na Netbet:

Brasileirão 2020 

O segundo turno do Campeonato Brasileiro de Futebol 2020 está começando com um ar de mudança, com os até então favoritos patinando e dando abertura para novos concorrentes. O líder Internacional perdeu o treinador Eduardo Coudet para o Celta de Vigo e contratou Abel Braga para o seu lugar, e até agora a mudança está sendo negativa para o colorado. O Flamengo demitiu Domènec Torrent após duas goleadas sofridas e contratou Rogério Ceni, que já amargou uma eliminação na Copa do Brasil e um tropeço no Brasileirão. O Atlético Mineiro conseguiu apenas 2 vitórias nos últimos 8 jogos, mostrando mais instabilidade do que em qualquer momento do campeonato. E o São Paulo, que vem de um ano irregular e com muitas críticas da torcida e imprensa, está escalando a tabela e mostrando o melhor futebol das últimas rodadas, chegando de vez na disputa pelo título. Neste momento apenas 12 pontos separam o Vasco, primeiro clube na zona do rebaixamento, e o Santos, primeiro time na zona de classificação da Libertadores. O segundo turno acabou de começar e ninguém sabe o que vai acontecer até o fim da competição. 

Corinthians  

O Corinthians está em um ano de muita irregularidade e uma confusão sobre o estilo de jogo que quer jogar. A contratação de Thiago Nunes, ex-Athletico Paranaense, seria uma quebra do estilo de jogo defensivo e retroativo, que foi um marco da equipe paulista na última década. Porém o treinador não conseguiu melhorar a ofensividade do time, e ainda fez com que a defesa corintiana fosse uma das piores do Brasil durante a sua permanência no clube, o que resultou na sua demissão após a derrota diante do Palmeiras, na nona rodada do campeonato brasileiro. 

Após um breve período com o interino Coelho no comando o timão contratou Vagner Mancini para ajudar na reconstrução do time. Por enquanto o Corinthians mostrou algumas pequenas evoluções com o novo treinador, e as chegadas dos meias Cazares e Otero e do lateral Fabio Santos ajudaram o time a ter mais experiência e equilíbrio, mas os resultados ainda são parecidos com o resto da temporada, instáveis. Na mesma semana em que o Corinthians venceu o líder Internacional pelo campeonato nacional foi eliminado pelo América MG na Copa do Brasil, exemplificando bem isso. Desde a chegada de Mancini foram 7 jogos com 3 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. 

14/10 – Athletico Paranaense 0 x 1 Corinthians  

18/10 – Corinthians 1 x 5 Flamengo 

21/10 – Vasco 1 x 2 Corinthians  

28/10 – Corinthians 0 x 1 América MG (Copa do Brasil) 

31/10 – Corinthians 1 x 0 Internacional 

04/11 – América MG 1 x 1 Corinthians  

07/11 – Atlético GO 1 x 1 Corinthians  

14/11 – Corinthians 1 x 2 Atlético MG 

O Corinthians tem tentado resgatar o estilo vencedor da última década, melhorando a defesa e controlando mais o jogo, idealmente com poucas chances dos dois lados. Contra grandes equipes esse estilo de jogo normalmente funciona melhor, e o Grêmio parece ser uma boa oportunidade de mostrar o pragmátismo que deu tanto certo no alvinegro.  

Grêmio 

O Grêmio não vive o melhor ano da década, mas como em outras temporadas está evoluindo com o passar dos meses. O ano começou com mais um título, o tri campeonato gaúcho, mas a perda de Everton Cebolinha para o Benfica causou uma queda de rendimento considerável no clube, o que é compreensível. Quem vem aparecendo como substituto do craque é Pepê, cria da base gremista que vive um momento excelente, com grandes atuações e muitos gols.  

Porém é provável que não vejamos Pepê no time titular do Grêmio para essa rodada, assim como a maioria dos jogadores titulares do tricolor gaúcho. Renato Portalupi costuma dar prioridade para as disputas de mata-mata, e com a decisão das oitavas de final da Libertadores da América marcada para quinta-feira, devemos ver uma equipe muito modificada contra o Corinthians, o que não quer dizer que o time não deve performar bem, pois os reservas tem dado conta do recado quando acionados, contribuindo muito com a fase de 11 jogos sem perder do time gaúcho.  

14/10 – Grêmio 3 x 1 Botafogo 

17/10 – São Paulo 0 x 0 Grêmio  

22/10 – Grêmio 1 x 1 América de Cáli (Libertadores) 

25/10 – Athletico Paranaense 1 x 2 Grêmio  

29/10 – Grêmio 1 x 0 Juventude (Copa do Brasil) 

02/11 – Grêmio 2 x 1 Bragantino 

05/11 – Juventude 0 x 1 Grêmio 

08/11 – Fluminense 0 x 1 Grêmio 

11/11 – Cuiabá 1 x 2 Grêmio 

14/11 – Grêmio 4 x 2 Ceará 

18/11 – Grêmio 2 x 0 Cuiabá 

Há 45 dias Renato Gaúcho prometeu uma “decolagem” no desempenho do Grêmio, e nesse momento vemos uma franca evolução do time. Os 11 jogos sem perder deram muita confiança ao time, especialmente vindo de uma classificação nas quartas de final da Copa do Brasil. Uma parte muito importante dessa arrancada vem do time reserva, que jogou vários jogos do campeonato nacional e não decepcionou, por isso Renato deve ter tranquilidade para usar um time alternativo contra o Corinthians e chegar com seus titulares descansados para o duelo das oitavas de final da Copa Libertadores.  

Prognóstico 

Corinthians e Grêmio são dois dos clubes mais complicados para se vencer no futebol brasileiro nessa última década, e por mais que o alvinegro esteja em um ano ruim, ainda é um time muito difícil de ser batido. Os gaúchos vão com um time alternativo, mas a grande fase invicta mostra que uma vitória do time da casa não vai ser fácil de se conquistar. 

Tudo isso é um indicativo de um jogo duro, com poucas chances, e que provavelmente vai trazer equilíbrio entre as equipes. Por isso acreditamos que apostar em um empate, pagando 3.0 no site da NETBET é o melhor prognóstico da rodada.  

Palpite: Empate na Netbet: