Palpite - Palmeiras - x - Corinthians - Brasileirão - Prognóstico - 18/01/2021

Palpite: Corinthians Vence na 22BET:

Brasileirão 2020 

E voltamos a fase de “Ninguém quer ser campeão” no Campeonato Brasileiro de Futebol. São Paulo e Flamengo, os dois principais postulantes ao título, perderam seus dois últimos jogos de maneiras vergonhosas. Com isso o Internacional e o Atlético Mineiro entraram de vez na briga pela taça, inclusive mais perto do que o próprio Flamengo. O famoso equilíbrio do futebol brasileiro está a mostra novamente, mesmo que seja pelo baixo nível de qualidade de quase todas as equipes, e por isso a reta final promete ser muito emocionante, com várias equipes com possibilidade de título. Entramos na reta final do campeonato, e os jogos vão ter cada vez mais peso de agora em diante, quem será que vai terminar com o troféu? Na parte de baixo da tabela o drama começa a aumentar, e o fantasma do rebaixamento começa a pesar mais nos times que não conseguem sair do Z4. Botafogo, Goiás e Coritiba estão em uma situação complicada, com altíssimas chances de cair mais uma vez para a Série B. A última vaga do Z4 parece ser bem mais “disputada”, temos 5 times com uma diferença de 3 pontos, desde o Bahia, 17ª colocado nesse momento, até o Sport, na 14ª posição.  

Segunda feira reserva um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, em um jogo atrasado da 28ª rodada. Palmeiras e Corinthians se enfrentam às 19h na Allianz Arena, São Paulo.  

Palmeiras 

O ano alviverde começou com um grande alívio, a conquista do campeonato paulista, diante do Corinthians, tirou um pouco do nó na garganta da torcida, que vem muito frustrada com a falta de títulos nos últimos anos e derrotas em jogos importantes contra o seu maior rival. Mas mesmo com o título estadual ficou claro que as atuações do time eram muito abaixo do que o elenco palmeirense poderia oferecer. Esse panorama se arrastou o ano inteiro, e mesmo com toda a confiança que Vandeley Luxemburgo tentava demonstrar, eventualmente a diretoria resolveu demitir o treinador e tentar uma nova abordagem para que o time tentasse mostrar um futebol mais convincente.  

A busca foi por um treinador estrangeiro, e após algumas tentativas frustradas o contratado foi Abel Ferreira, técnico português conhecido por usar muito os jogadores da categoria de base. Essa filosofia combina muito com o momento atual do Palmeiras, que já vinha utilizando muitas peças jovens como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Wesley. A mudança surtiu um efeito imediato no clube, e o Palmeiras decolou no comando de Abel, chegando à final da Copa do Brasil e a final da Libertadores da América, mesmo com uma derrota sofrida e uma atuação para se esquecer contra o River Plate no jogo de volta. Nos últimos 10 jogos foram 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. 

08/12 – Libertad 1 x 1 Palmeiras (Copa Libertadores) 

12/12 – Palmeiras 3 x 0 Bahia 

15/12 – Palmeiras 3 x 0 Libertad (Copa Libertadores) 

19/12 – Internacional 2 x 0 Palmeiras 

23/12 – Palmeiras 1 x 1 América Mineiro (Copa do Brasil) 

27/12 – Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino 

30/12 – América Mineiro 0 x 2 Palmeiras 

05/01 – River Plate 0 x 3 Palmeiras 

09/01 – Sport 0 x 1 Palmeiras 

12/01 – Palmeiras 0 x 2 River Plate (Copa Libertadores) 

O Palmeiras está totalmente focado nas finais que tem pela frente, mas ainda quer manter um nível de atuação no Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Corinthians vem em ritmo de maratona, já que o Verdão joga sexta feira contra o Grêmio e apenas 72 horas depois já tem que enfrentar o seu maior rival, tudo isso devido ao sucesso nas outras competições e o apertado calendário brasileiro. O Corinthians vem embalado pela boa fase, mas a torcida alviverde não vai deixar o time esquecer que qualquer jogo contra o seu maior rival é como uma final, tem que dar o sangue.  

Corinthians  

Após um ano de 2020 ruim e conturbado, o Corinthians parece ter encontrado o seu melhor futebol. A temporada 20/21 começou com Tiago Nunes e um trabalho muito ruim a frente do timão. O Corinthians teve a sua pior defesa da década e não conseguia render no ataque. Muitos culparam o elenco, que foi chamado de fraco, e muitos culparam o treinador, que foi demitido após menos de 9 meses no cargo. Após um breve período com Coelho como técnico interino, o Corinthians contratou Vagner Mancini e trouxe reforços pontuais: Cazares, Fabio Santos, Otero e Jemerson. Após a troca de comando e a integração dos reforços o time do Parque São Jorge mudou da água para o vinho. A chegada de Fabio Santos devolveu a segurança defensiva que o Corinthians tanto precisava, e o zagueiro Jemerson parece ser mais uma excelente peça para compor a linha defensiva corinthiana. No meio campo Cazares vem fazendo a diferença, sendo o principal organizador de jogadas desde a chegada de Mancini.  

Além dos reforços, outros jogadores cresceram muito de produção. Fagner, Gil e Cassio voltaram a atuar no alto nível que a torcida já conhecia. O volante Gabriel começou a apresentar um futebol até então desconhecido, com uma marcação forte, mas sem muitas faltas, tranquilidade nos passes e até boas chegadas ao ataque. Cantillo parece finalmente mostrar o potencial que sempre teve. Gustavo Mosquito está fazendo ótimos jogos. Jô voltou a marcar gols. Enfim, o elenco inteiro do Corinthians demostra outro espírito e a confiança do time está nas alturas depois da goleada por 5×0 aplicada no Fluminense e a extensão da invencibilidade de 7 jogos. Nos últimos 10 jogos são 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Um aproveitamento impressionante.  

31/10 – Corinthians 1 x 0 Internacional 

04/11 – América MG 1 x 1 Corinthians  

07/11 – Atlético GO 1 x 1 Corinthians  

14/11 – Corinthians 1 x 2 Atlético MG 

22/11 – Corinthians 0 x 0 Grêmio 

25/11 – Coritiba 0 x 1 Corinthians  

02/12 – Fortaleza 0 x 0 Corinthians  

13/12 – Corinthians 1 x 0 São Paulo 

21/12 – Corinthians 2 x 1 Goiás 

27/12 – Botafogo 0 x 2 Corinthians 

13/01 – Corinthians 5 x 0 Fluminense 

O Corinthians tem o terceiro melhor aproveitamento do segundo tuno, só sofreu 1 derrota nos últimos 11 jogos e alguns diriam que está apresentando o melhor futebol do Brasil nesse momento. O jogo contra o arquirrival Palmeiras vai ser crucial para continuar subindo na tabela e mostrar que o alvinegro está pronto para finalizar a temporada dentro da zona da Libertadores. O time parece pronto para isso.  

Prognóstico 

Palmeiras x Corinthians é um dos maiores clássicos do mundo, sendo inclusive considerado o nono maior pela CNN. Nesse tipo de jogo tudo pode acontecer, mas algo que tem sido mais frequente no Derby Paulista é uma vantagem psicológica do time do Corinthians, que só perdeu 2 dos últimos 10 jogos contra o Palmeiras: 

08/04/2018 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians  

13/05/2018 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras 

09/09/2018 – Palmeiras 1 x 0 Corinthians  

02/02/2019 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians 

04/08/2019 – Corinthians 1 x 1 Palmeiras 

09/11/2019 – Palmeiras 1 x 1 Corinthians 

22/07/2019 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras 

05/08/2020 – Corinthians 0 x 0 Palmeiras 

08/08/2020 – Palmeiras 1 x 1 Corinthians  

10/09/2020 – Corinthians 0 x 2 Palmeiras  

O Corinthians chega para o derby na melhor fase da temporada, o Palmeiras está no meio de uma maratona de jogos e com a cabeça nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores da América. Por esses motivos acreditamos em uma vitória do timão, pagando 4.1 na 22Bet.  

Palpite: Corinthians Vence na 22BET: