Deportivo Saprissa

Prognóstico: Palmeiras x Corinthians - 18/01/2021

Saiba mais

Perfil do Apostando.Net para o Deportivo Saprissa. O Saprissa é um clube desportivo da Costa Rica, conhecido, majoritariamente, pela sua equipe de futebol. O clube localiza-se em San Juan de Tibás e os seus jogos são realizados em casa, no Estádio Ricardo Saprissa Ayma. 

O clube surgiu no ano de 1935 e, desde 1949, compete na primeira divisão da Costa Rica. O nome da equipe, por sua vez, deriva de um dos principais fundadores do time, Ricardo Saprissa e a equipe também possui apelidos populares.

Um dos apelidos mais populares é “El Monstruo Morado” sendo traduzido como “O Monstro Roxo” que foi dado ao time durante um derby pelo jornal Diario Extra. Além desse, há outros apelidos como “El Sapri” e “La Hece Ese”.

Um repórter, no dia da nomeação do apelido, comentou que a quantidade de torcedores nas arquibancadas do Estádio Ricardo Saprissa Ayma usando roxo e fazendo muito barulho, era como estar na presença de um monstro roxo de mil cabeças.

Consequentemente, os torcedores e o clube gostaram da associação e adotaram o apelido. O clube é conservador e bastante conhecido por não contratar jogadores estrangeiros.

O grande rival do Deportivo Saprissa é o Alajuelense e os jogos entre os dois times são chamados de clássicos. Sempre que jogam, há uma grande mobilização na Costa Rica e ambas torcidas organizadas das equipes apoiam seus times nesses dias de jogos.

História do Deportivo Saprissa 

O time ganhou 34 campeonatos, sendo seis nacionais consecutivos nos anos de 1970. O Deportivo Saprissa destaca-se também por ser uma das equipes mais destacadasda CONCACAF.

Isso pelo fato de que venceu as Copas dos Campões três vezes, sendo elas em 1993, 1995 e 2005. O time também foi vencedor de cinco coroas da América Central nos anos de 1972, 1973, 1978, 1998 e no ano de 2003.

Entre 1 de setembro do ano de 2007 até 31 de agosto do ano de 2008, o time foi classificado como o melhor de 106 no mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, sendo ela, uma organização reconhecida pela FIFA.

Deportivo Saprissa apareceu, de forma regular, na final da CONCACAF Champions Cup nos últimos dez anos com quatro acabamentos vice-campeão e três primeiros lugares.

No entanto, um dos momentos mais notáveis do clube foi no ano de 2005 quando o time se tornou o segundo clube na CONCACAF a terminar em terceiro no Mundial de Clubes da Fifa junto com o clube Necaxa do México.

O clube foi nomeado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como o time CONCACAF da 20th Century. Esse evento foi importante para o time e deu muito reconhecimento ao Saprissa em todo o mundo.

O principal parceiro do clube é o Horizonte Morado Costa Consortium Investimento, composto principalmente por Juan Carlos Rojas Callan, Alberto Corvo Odio e Edgar Zurcher.

Eventos importantes para o clube 

Em 2003, quase todas as ações do clube foram compradas pelo Jorge Vergara, um empresário mexicano, dono do clube de futebol Club Deportivo Guadalajara. Posteriormente, em 2005, Saprissa ganhou o CONCACAF Champions Cup e conseguiu vencer o clube mexicano na final no mês de maio. 

Com o CONCACAF em mãos, o clube se classificou para o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa do ano de 2005 que teve sua realização em dezembro no Japão. Eles venceram o clube australiano Sydney FC nas quartas de finais com o gol de Christian Bolaños.

Nas meias de finais foram vencidos com um placar de 3x0 pelo Liverpool que eram detentores da Liga dos Campeões e a equipe tornou-se ainda mais forte na Europa depois dessa vitória.

No terceiro jogo, venceram a Arábia Saudita com um placar de 3x2, sendo dois gols marcados pelo Álvaro Saborío e o outro pelo Ronald Gómez, surpreendentemente, na cobrança de uma falta.

O clube terminou a competição em terceiro lugar atrás do Brasil e Liverpool. Saborío ganhou reconhecimento como artilheiro e Bolaños foi premiado com a Bola de Bronze pela FIFA como terceiro melhor jogador do campeonato.

Consequentemente, esses acontecimentos foram muito importantes para o time para que ficasse marcado e reconhecimento no mundo todo com seus ótimos jogadores, garra e persistência.

Cores da equipe

Ainda que as primeiras cores do time foram branca e vermelho, a equipe é conhecida por ser roxo-borgonha. Branca e vermelho foram utilizados por um período bem curto e, por influência de Ricardo Saprissa fez a equipe tentar utilizar vermelho e azul. 

Em 1937, quando o kit estava sendo fabricado com o intuito de uniformizar os jogadores com vermelho e azul, alguns fios se misturaram e o resultado das camisas foi a produção de uma cor que se assemelhavam a um roxo-borgonha.

Essa nova cor convenceu todos os envolvidos e ela reflete originalidade e classe, por isso, foi selecionada como a cor oficial da equipe. Então, ficou decidido que o escudo do time apareceria no peito das camisas, um notável “S” na cor branca.

Consequentemente, hoje em dia, Saprissa usa uma camisa roxa-borgonha com detalhes cinzentos e brancos. O shot é branco com roxo-borgonha e detalhes cinza para jogos em casa.

Já para jogos fora de casa, os jogadores vestem uma camisa branca com detalhes na cor de vinho e cinza. O short, nesses jogos, é na cor roxo-borgonha com detalhes na cor cinza.

Estádio

Estádio Ricardo Saprissa Ayma, localizado em San Juan de Tibás, San José, na Costa Rica, é um dos mais importantes estádios da região. A sua capacidade é de 23.112 pessoas, caracterizando-o como o segundo maior estádio no que tange à capacidade no país. 

O estádio é a casa do Deportivo Saprissa, sendo nomeado para homenagear o fundador do clube, Ricardo Saprissa. O estádio, por sua vez, tem o apelido de “Cueva del Monstruo” sendo traduzido para “A caverna do Monstro”, já que o apelido da equipe é “O monstro”.

O estádio foi inaugurado em 27 de agosto do ano de 1972 e, além de futebol, recebe muitos outros eventos grandes. Dentre os artistas que já fizeram shows no local, destaca-se:

    Shakira;

    Miley Cyrus;

    The Black Eyed Peas;

    Alejandro Sanz;

    Maná;

    Chayanne;

    Metallica;

    Iron Maiden.